Spiga

Introdução ao Nessus

O Nessus foi inicialmente desenvolvido por Renaud Deraison em 1998, que tinha a intenção de criar um sistema simples, fácil de usar e livre de patentes. Atualmente o Nessus é considerado por muitos, inclusive por organizações importantes como a SANS que é uma das mais respeitadas organizações sobre segurança da informação, como o melhor da sua categoria. Por ser livre, estima-se que o Nessus seja usado por mais de 75 mil organizações Word-Wide, sendo o mais popular varredor de vulnerabilidade do mercado usado por profissionais de TI.


O Nessus está sob a licensa geral GNU. Primeiramente o Nessus foi desenvolvido para Linux, mas hoje em dia há suporte aos outros sistemas operacionais, entre eles o Windows.

O Nessus é uma excelente ferramenta para ajudar a identificar as vulnerabilidades e falhas da sua rede antes que alguém se aproveite dessas e encontre uma forma de prejudicar seu sistema. Atualmente, o Nessus utiliza mais de 10.000 plugins diferentes para cobrir falhas. Diariamente novos plugins são adicionados para cobrir falhas descobertas, por isso o Nessus se mantém sempre atualizado. Para ter essas atualizações basta registrar o seu Nessus no site oficial, assim o programa pode buscar automaticamente por atualizações.

A versão do Nessus está no site: http://www.nessus.org/

Versão adaptada de:Curso Nível Técnico Nessus

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários: