A palavra criptografia tem origem grega, formada pela junção de kriptos, escondido ou oculto, e grifo, grafia ou escrita e define a arte ou ciência de escrever em cifras ou em códigos, utilizando um conjunto de técnicas que torna uma mensagem incompreensível, chamada comumente de texto cifrado.
Estas técnicas consistem na utilização de chaves e algoritmos de criptografia. Tendo conhecimento da chave e do algoritmo usado é possível decifrar a mensagem recebida.
A criptografia se divide em duas técnicas fundamentais: a transposição e a substituição. Nesta usa-se uma correspondência, por exemplo, ao alfabeto na qual cada letra da mensagem corresponde pela letra que a segue X posição no alfabeto, enquanto naquela utiliza-se do artifício de trocar (transpor) as letras de posição no ato de criptografar as mensagens. Quando o X é igual a 3, chamamos de código de César1
Fonte: O autor do post
3 comentários:
30 de junho de 2008 às 00:53
Caramba, não sei nada sobre isso. hahaha
Abraço!
1 de julho de 2008 às 07:41
Olá Victor Aguiar, obrigado por ter visitado o bloger, mas a idéia é essa simplificar aquilo que pararece complicado. Num primeiro momento somos levados a pensar que a criptografia está longe do nosso cotidiano, engano nosso! como veremos muito de nós usamos mesmo sem saber em nosso dia-a-dia. continui visitando regulamente o bloger, vou postar alguns conceitos fundamentais e depois passarei para os exemplos práticos. Um grande abraço!!
12 de julho de 2008 às 15:42
Olá Moisés,
gostei bastante do seu blog...
Difundir o conhecimento em criptografia e segurança em redes é realmente uma excelente iniciativa!
Parabéns
Eduardo C. de Souza
Postar um comentário